Felipe Alecrim presta homenagem à ativistas da causa do autismo

Homenagear as pessoas que fazem a diferença na vida da população com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi com esse objetivo que a Câmara do Recife promoveu uma reunião solene nesta terça-feira (25), no plenário da Casa de José Mariano. A cerimônia foi realizada por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo) em alusão ao Dia do Orgulho Autista, que ocorreu no último 18 de junho. O vereador Tadeu Calheiros (MDB) presidiu o evento.


Ao todo, foram 29 pessoas e entidades agraciadas com um certificado cada durante a solenidade. “Abrir as portas desta Casa hoje para homenagear todos vocês, que fazem diferença na vida daquelas pessoas com transtorno do espectro autista é homenagear aqueles que semeiam com generosidade, que buscam fazer a diferença na nossa sociedade”, disse Felipe Alecrim ao ocupar a tribuna do plenário.

O vereador destacou que o TEA afeta cerca de “70 milhões de pessoas no mundo”, afetando a maneira como elas se comunicam e interagem. Por isso, segundo o parlamentar, é essencial reconhecer o trabalho daqueles que atuam para prestar apoio e serviços em saúde para essa população. “Quando a gente fala da saúde, a gente fala daquele que é o maior patrimônio na vida de uma pessoa. Não se pode ter acesso a lazer, à educação ou a qualquer outra política pública, sem que antes seja preservado o direito à saúde, o direito à vida. E vocês são lutadores, desbravadores na vida de muitas pessoas que precisam, que clamam por inclusão”.

Também fez uso da palavra na tribuna da Câmara o ex-presidente Conselho Regional de Fonoaudiologia da 4ª Região (CREFONO 4), Cleiton Miguel da Silva. Em seu discurso, ele mencionou as dificuldades existentes para as famílias de pessoas com TEA, criticou a falta de políticas públicas e centros especializados, pediu o cumprimento de leis já existentes que garantem direitos à população com o transtorno, e refletiu sobre as disparidades que existem hoje no acesso ao tratamento. “Nós temos aqui, hoje, pais, terapeutas, pessoas que trabalham com o autismo, lutam pelos autistas”, disse. “A gente precisa se juntar cada vez mais. Sabemos que é difícil deixar o seu filho em casa para poder ir a uma reunião, para poder lutar pelos direitos. Quantas vezes teve passeatas e, chegando lá, é muito decepcionante: tem quatro ou cinco pessoas”.

Ao final da reunião, o vereador Tadeu Calheiros não deixou de tecer suas considerações sobre o tema do evento. “Para cada um de vocês, o meu máximo respeito. É mais do que justo, Felipe Alecrim, com mais uma assertiva proposição, a homenagem às pessoas que se envolvem no cuidar de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista”.

Matéria do site da Câmara dos Vereadores do Recife.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.