Dia do Católico reúne multidão no Cais do Sertão em Recife
Show do Pe. Damião Silva no Dia do Católico. Foto: Adeilson Lima |
O Dia do Católico foi celebrado com uma grande festa, no último dia 8 de julho, no Cais do Sertão, no Bairro do Recife, perto do Marco Zero. O evento foi gratuito e teve a presença do Pe. Damião Silva, DJ Roony Moura, o forrozeiro católico Dudu do Acordeon e ainda contou com a participação do cantor Marcelo mariano e do Ministério de Música da Comunidade Shalom do Recife.
Cerca de mil e quinhentas pessoas de várias paróquias, grupos, movimentos e pastorais, além de padres e diáconos, estiveram presentes, celebrando a alegria de ser católico. O Deputado Estadual Renato Antunes e o Secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho, também se fizeram presente prestigiando o evento.
A celebração faz parte do calendário oficial da cidade e foi instituída através da lei 18.993/2022, de autoria do vereador Felipe Alecrim (PSC), sancionada pelo prefeito João Campos, em outubro do ano passado. A data escolhida é todo dia 7 de julho, por ser o dia em que, no ano de 1980, o então Papa João Paulo II, pisou em solo recifense.
No ano de 1980, Às 15h35 do dia 7 de julho, o avião da Força Aérea Brasileira pousou na Base Aérea do Recife, trazendo ao solo pernambucano o Papa João Paulo II, “João de Deus”. O pontífice foi recebido pelo então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Câmara, chamado por ele de "Irmão dos pobres e meu irmão". No papamóvel, João Paulo II percorreu várias avenidas da cidade, em direção à Ilha de Joana Bezerra, onde celebrou uma missa campal no viaduto Capitão Temudo, conhecido até hoje como "Viaduto do Papa".
Para Felipe Alecrim, autor da Lei do Dia do Católico, "nesse mundo e nesses tempos tão difíceis em que a família vem sendo combatida e a nossa fé vem sento tão agredida, é importante que tenhamos um dia para chamar de nosso. Um dia para festejar essa grande beleza, essa grande graça de sermos católicos".
Leave a Comment