Felipe Alecrim concede Título de Cidadão do Recife a Berg Lira

Nome ligado ao movimento local da Renovação Carismática, o fiel católico e empresário Lindenberg Silva de Lira Borba recebeu o Título de Cidadão do Recife nesta quinta-feira (20), na Câmara Municipal. A reunião solene, promovida por iniciativa do vereador Felipe Alecrim (Novo), celebrou a trajetória do homenageado na comunidade católica, em especial no apoio a pessoas em sofrimento emocional. O vereador Alcides Cardoso (PL) presidiu a cerimônia.


Mais conhecido como Berg Lira, o novo cidadão nasceu em 1978 em Surubim (PE) e desde cedo atuou na Igreja Católica, onde foi coroinha, participou da Juventude Franciscana (JUFRA) e fundou um grupo de oração da Renovação Carismática Católica. Em 1997, mudou-se para o Recife para fazer seus estudos, que incluíram formações em Pedagogia, Direito e Psicanálise, mas manteve participação em equipes, grupos e encontros católicos. Em 2011, fundou a Comunidade Católica Missionários Ruah, uma associação que busca acolher aqueles que possuem algum tipo de sofrimento emocional.

Na tribuna da Câmara, Felipe Alecrim enalteceu a biografia e as ações desenvolvidas por Berg Lira. “Por sua trajetória de fé, de amor e de serviço ao próximo, e também por sua luta social contínua, Berg é digno da presente homenagem, sendo merecedor inconteste do Título de Cidadão do Recife”, afirmou. “Eu tenho certeza de que nem você consegue imaginar o bem que se fez a tantas pessoas a partir dessa abertura de coração para que o próprio Espírito Santo pudesse atuar na vida de muitos através do seu ministério. E eu não me refiro apenas às obras sociais que alcançaram a vida dele e alcançam a vida da comunidade. Mas ao ser alento na vida de muitos, especialmente o alento espiritual”.

Após a entrega do Título de Cidadão e da respectiva Medalha, foi exibido um vídeo sobre a vida do homenageado. Na ocasião, ele também recebeu flores de integrantes da Comunidade Ruah, ouviu depoimentos de outros dois fiéis que compuseram a mesa de honra do evento – Gustavo Henrique Costa Souza e Domingos Ferreira da Costa Azevedo – e apresentações do músico Tony Muniz.

Ao fazer suas colocações na tribuna, Berg Lira enalteceu o papel dos leigos – isto é, daqueles fieis que, ao contrário de figuras como os padres, não receberam o sacramento da Ordem – na vida religiosa. “É uma alegria muito grande saber que estamos aqui recebendo este Título, esta homenagem, pelos serviços prestados na cidade do Recife, principalmente, pelo serviço caritativo e de evangelização. Então, este Título é, sobretudo, uma medalha para leigos e leigas, irmãos e irmãs, profissionais de todo tipo, que também podem e se dedicam à evangelização e ao cuidado dos outros”.

Lira também falou do surgimento e do impacto da comunidade Ruah, que nasceu da necessidade de lidar, no contexto católico, com um problema ainda estigmatizado: os adultos em sofrimento emocional. De acordo com ele, apesar de sua igreja contar com espaços para orientar jovens, faltava uma iniciativa para acolher pessoas mais velhas. “O trabalho da Comunidade Ruah é feito por poucas pessoas, mas que eu tenho que reconhecer que tem um impacto muito importante e forte nas pessoas que passam por nós ou que, em algum momento da vida, têm uma experiência conosco. E esse trabalho começou de uma forma muito simples: percebendo o outro”.

Antes de encerrar o evento, o vereador Alcides Cardoso não deixou de congratular o novo cidadão por seu trabalho e a Felipe Alecrim pela homenagem. “Está de parabéns Felipe, está de parabéns Berg Lira. Hoje, Berg, não é você que ganha como cidadão: o Recife ganha você como cidadão recifense. A cidade, hoje, agradece”.

Na mesa de honra da reunião solene, também esteve presente o frei Luan Dantas, da Ordem dos Frades Capuchinhos.

Matéria do site da Câmara dos Vereadores do Recife.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.